Sobre

Sobre o Instituto Mercado Popular

O Instituto Mercado Popular é um laboratório de políticas públicas. Nossa missão é racionalizar e democratizar o debate político e econômico no país, provendo alternativas políticas baseadas no estado da arte da evidência científica, disseminando essas ideias entre a população e facilitando transformações que contribuam para uma sociedade livre, aberta e justa.

Conselho Executivo

Carlos Góes (licenciado da presidência), Raduan Meira (presidente em exercício), Luciana Nominato, Pedro Menezes, Irapuã Santana.

Pesquisadores Sênior

Davi Lyra Leite (Pesquisador-Chefe em exercício)

Davi Lyra Leite é engenheiro com interesses em medicina de precisão, modelos de gestão de sistemas de saúde, tecnologia biomédica e educação. É bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília e doutorando em Engenharia Biomédica na Universidade do Sul da Califórnia, onde desenvolve pesquisas em engenharia de tecidos e modelagem de doenças cardiovasculares, e participa de grupos de discussão em política e economia.

Carlos Góes (Pesquisador-Chefe licenciado)

Carlos Góes é mestre em Economia Internacional (Johns Hopkins), com especializações em finanças e métodos quantitativos, e bacharel em Relações Internacionais (Universidade de Brasília). Publica com frequência na imprensa nacional e em periódicos científicos internacionais sobre temas que incluem econometria, economia monetária, economia do desenvolvimento, desigualdade econômica, análise econômica do direito e filosofia política. Editou o livro “Repensando uma Cultura de Paz e Liberdade” (Ed. UnB) e, como Pesquisador-Chefe do Instituto Mercado Popular, coordena a edição de policy papers que buscam alternativas de políticas públicas para o Brasil baseadas no estado da arte da evidência científica.

Luciana Nominato

Luciana Nominato é consultora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), advogada graduada pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em finanças públicas pela Fundação João Pinheiro.  É Conselheira do Instituto Mercado Popular.

Irapuã Santana

Irapuã Santana é Doutorando e Mestre em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Assessor de Ministro no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior Eleitoral, Professor Centro Universitário de Brasília (UNICEUB), Consultor Voluntário da Educafro, membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), membro do Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais (CBEC) e Procurador do Município de Mauá/SP. É Conselheiro do Instituto Mercado Popular.

Flávio Abdenur

Flavio Abdenur é bacharel em economia pela PUC-RIO e doutor em matemática pura pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Foi professor de matemática da PUC-RIO e analista de risco sênior da Ventor Investimentos. Atualmente é sócio-proprietário da consultoria SLQ Soluções Quantitativas (www.slq.com.br) e sócio da gestora Vérios Investimentos (www.verios.com.br).

Bruno Bodart

Bruno Bodart é juíz de direito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Mestre em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e fez cursos temáticos em Direito e Economia pela Universidade de Chicago. É co-autor de “Tutela De Evidência” (Ed. Thomsons Reuters), Professor da pós-graduação da FGV e membro do Instituto Brasileiro de Direito Público e da Associação Brasileira de Direito e Economia.