por Equipe do Mercado Popular, com informações da Reuters and Daily Telegraph.
Lassana Bathily, um jovem de 24 anos nascido no Mali, trabalhava no supermercado judeu tomado por terroristas nesta última sexta em Porte de Vincennes. Sua reação ao ataque foi usar o refrigerador industrial do supermercado como refúgio para clientes do supermercado kosher e para si mesmo.
“Eu desci para o refrigerador, abri a porta e trouxe de 15 a 20 pessoas comigo. Depois desliguei as luzes e o próprio refrigerador. Eu disse às pessoas que ia tentar sair da loja e buscar ajuda, mas elas tinham que ficar calmas porque nós iríamos retornar”, disse Bathily a repórteres de TVs francesas.
O atendente conseguiu escapar usando o elevador de alimentos do supermercado e deu informações à polícia francesa sobre o que se passava dentro da loja. De dentro do refrigerador, as pessoas conseguiram usar seus telefones celulares para contactar a polícia e seus familiares.
Mesmo com a resposta da polícia francesa, o ataque desta sexta deixou quatro reféns mortos. Não fosse a rápida ação do atendente muçulmano, a situação poderia ter sido pior. “Quando tudo passou, quem estava ali comigo me agradeceu” – disse o jovem.