Por Rodrigo Viana
Considerados por muito como o Das Kapital do anarquismo contemporâneo, o livro Estudos na Economia Política Mutualista do economista Kevin Carson. O que vemos agora é a análise completa da teoria do valor no resgate do valor-trabalho (também conhecida como Princípio do Custo) fundamentada pelos economistas Adam Smith e David Ricardo.
O que segue é a primeira parte completa do livro, chamada de Fundamentos teóricos: teoria do valor, traduzida e revisada para o português.
Nesta parte Carson fundamenta a teoria do valor-trabalho desmascarando as falsas interpretações dos economistas marginalistas (sobretudo de Eugen von Böhm-Bawerk) referente aos economistas clássicos, como também criticando e denunciando a versão do valor-trabalho marxista e seus erros basilares. Como construção teórica, Carson adiciona a teoria da utilidade marginal, embora denunciando o modo deturpado que os marginalistas aplicam-na, e elabora uma versão da teoria da preferência temporal para o corpo da teoria do valor-trabalho como um todo.
Essa parte do livro é composta por três capítulos:
Nestes três capítulos Carson constrói uma teoria consistente do valor-trabalho para ser usada como apoio na análise contra o capitalismo corporativo dominante. Que é isso o que ocorrerá nos próximos capítulos, uma verificação histórica da economia dos primeiros países industrializados através de uma perspectiva livre-mercadista anti-capitalista. Por isso, aguardem as próximas postagens.
Segue abaixo a primeira parte do livro contendo seus três capítulos disponibilizados para download: