Por Kevin Vallier
Tradução por Pedro Galvão de França Pupo, texto original aqui.
Aqui está um resumo rápido dos problemas filosóficos com O Capital no Século XXI, com links aprofundando essas afirmações.
Desigualdades crescentes de renda e riqueza são problemáticas de um ponto de vista moral porque essas desigualdades crescentes são opacas ao público, injustas, e vão gerar instabilidade social, e tudo isso compromete a habilidade de instituições democrática de serem soberanas sobre a economia.Um imposto global anual sobre capital vai resolver esses problemas porque vai comprimir essas desigualdades, restaurar a estabilidade, retificar desigualdades injustas e gerar estabilidade social. Como resultado, ele vai restaurar controle democrático sobre a economia.
No entanto, Piketty nunca define instabilidade e nem explica se nós estamos próximos de atingir uma desigualdade desestabilizante. Ele não deixa claro qual princípio de justiça distributiva ele apoia, então é difícil saber quanto das desigualdades atuais é injusto. Dependendo de como ele especificar seu princípio, ou Piketty apoia um princípio vago de promover a utilidade comum, que não justifica muita redistribuição, ou ele defende algo como o Princípio da Diferença), e nesse caso sua concepção de justiça distributiva não é baseada nos compromissos comuns de membros de sociedades democráticas liberais, como ele diz. Um imposto global sobre capital não é necessário para aumentar a transparência financeira porque nós podemos obter transparência de outras formas. E por último, Piketty nunca nos diz o que controle democrático significa e nem nos dá razões para acreditar que logo vamos perder o controle devido à instabilidade e às desigualdades injustas.
__________________________________________________________________________
Leia também os textos anteriores da série:
A problemática filosofia política de Thomas Piketty parte I: Argumentos Normativos
A problemática filosofia política de Thomas Piketty parte II: desigualdade e estabilidade social
A problemática filosofia política de Thomas Piketty Parte III-A: desigualdade e utilidade comum
A problemática filosofia política de Piketty Parte IV: desigualdade e transparência
A problemática filosofia política de Piketty Parte V: o argumento do controle democrático