Por Rodrigo Viana

Como foi que os Estados Unidos chegaram na conclusão de banir as drogas? Como isso se deu? Bem, esta é uma das questões levantadas em diversas discussões quando o assunto é drogas. Um dos principais temas em debates de nosso tempo.

O quadrinho “Guerra às Drogas”, produzido pelo cartunista Stuart McMillen, se baseia na história de vida e nas conclusões do renomado economista Milton Friedman. Indo à luz da história, Friedman previu certos acontecimento que poderiam ocorrer com o banimento das drogas pelo governo. Previsões embasadas no banimento do álcool que houve no início do século 20, sob a Lei Seca americana. Acertadamente, Friedman percebeu que a proibição das drogas além de ser imoral, por ir contra a liberdade de escolha de cada um, era totalmente ineficaz. E esta ineficiência causava efeitos desastrosos em vários setores da sociedade.

Longe de querer passar uma mensagem “pró-drogas” ou da “imoralidade do uso”, o quadrinho traça todo o resultado danoso que a proibição trouxe nas últimas décadas deixando tais condutas de valores ao leitor.

Stuart McMillen

Stuart McMillen no centro

Stuart McMillen é um cartunista australiano que trabalha em diversos segmentos como nas áreas de ciência, sustentabilidade, ecologia, educação e outros. Normalmente como freelancer.

Para ler este interessante trabalho (com tradução em português) clique aqui.


rodrigo viana
Rodrigo Viana
 é programador de software e blogueiro. Em seus interesses incluem disciplinas como história, sociologia, economia e filosofia política. Já colaborou escrevendo para outros blogs políticos e atualmente colabora no Portal Libertarianismo, além de manter os blogs A Esquerda Libertária e Libversiva!. Quando não está falando sobre política, provavelmente está falando de música ou algum assunto relacionado a cultura pop. Seu twitter é @VDigo.

Compartilhar