Por Rodrigo Viana 

Se por um lado o anarquismo esteve fora dos grandes debates envolvendo teorias econômicas durante décadas, isso já não pode ser dito atualmente. Esquecido por um longo tempo no século XX, a verdade é que as teorias econômicas anarquistas, sobretudo a vertente mutualista, voltam com força total.

Geralmente lembrado por nomes como Josiah Warren, Dyer Lum, William B. Greene e claro, Pierre-Joseph Proudhon, o mutualismo ressurge mais uma vez tanto como base de vanguarda para apoiar novas teorias anarquistas, quanto como contraponto às diversas teorias existentes. Além de fazer críticas ao sistema econômico vigente e dar suas contribuições. É nesse contexto que surge o economista político Kevin Carson, um anarquista contemporâneo americano que traz à tona discussões muitas vezes esquecidas hoje em dia.

Apoiando-se na economia mutualista, a vertente anarquista pró-mercado, Carson inicia seus questionamentos e contribuições em seu primeiro livro chamado Estudos na Economia Política Mutualista. Dividido em três partes, Estudos… começa com uma crítica contra a Teoria da Utilidade Marginal exposta pelos economistas marginalistas, porém não abandonando-a por completo, resgatando a Teoria do Valor-trabalho iniciada por Adam Smith e incorporando-a com teorias subjetivas destes economistas marginalistas (principalmente de econonistas da Escola Austríaca). Na segunda parte é feita uma análise histórica do processo econômico à partir do final do feudalismo e início da Revolução Industrial até a economia globalizada dos nossos dias. O autor denuncia o roubo histórico sofrido pela classe trabalhadora executado no conluio entre o poder público do estado e poder privado dos industriários, e finaliza desmascarando o processo de intervencionismo moderno que privilegia grandes grupos econômicos. E no terceiro capítulo é discutido alternativas de saída sobre esse sistema capitalista corporativo atual. Deste modo, o Estudos na Economia Política Mutualista torna-se uma base radical pela liberdade econômica através do livre mercado anti-capitalista, que Carson diz defender.

O que segue abaixo é a tradução em português da primeira parte do livro contendo os 3 primeiros capítulos, mais a introdução da segunda parte que antecede o quarto capítulo:

  • O ataque marginalista à economia política clássica: uma avaliação e contra-ataque.
  • Uma reformulação subjetiva da teoria do valor-trabalho.
  • Preferência temporal e a teoria do valor-trabalho.
  • Introdução da parte dois: exploração e os meios políticos.

Conforme o trabalho de tradução for finalizado, cada capítulo (num total de nove) será postado e disponibilizado para ser baixado gratuitamente. No final, os capítulos serão reunidos em um livro eletrônico. Por isso fique ligado, acompanhe o site e boa leitura.

Estudos na Economia Política Mutualista

 

rodrigo
rodrigoviana

Rodrigo Viana é programador, tradutor e escreve para o Portal LibertarianismoA Esquerda Libertária e Libversiva!. Em seus interesses incluem disciplinas como história, sociologia, economia e filosofia política. Quando não está falando sobre política, provavelmente está falando de música ou algum assunto relacionado a cultura pop. Siga seu twitter: @VDigo

Compartilhar