Esta nota foi publicada originalmente no site do Estudantes Pela Liberdade
[N. do Editor: A presente nota foi republicada aqui, em vista do conteúdo da apresentação “Liberdade Econômica e Direitos Humanos” ter um caráter nitidamente concordante com as ideias expostas em nosso site. Por isso, também colocamos alguns links para textos que podem ajudar a compreender mais o conteúdo da palestra.]
Sob o nome de “Desafios Atuais do Direito” [evento acadêmico], Valdenor Júnior e Bianca Araújo, o casal de liberais bleeding heart do Brasil, apresentaram a palestra “Liberdade econômica e direitos humanos” na Clínica Jurídica de Direitos Humanos do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).
Valdenor falou o que é liberdade, o que são mercados e como eles costumam sofrer manipulações políticas (inclusive por influência de grandes corporações), como direitos civis e políticos limitam o Estado, e como os resultados almejados pelos direitos econômicos, sociais e culturais (ampliação da educação, da saúde, etc.) podem ser alcançados por meio de uma economia livre que reduz a pobreza.
Bianca falou que, se admitirmos a necessidade de prestações positivas em vista dos direitos econômicos, sociais e culturais, então princípios liberais podem melhorar bastante sua prestação, ao privilegiar transferências diretas de renda (ao invés de prestação estatal de um serviço) e o destino do dinheiro público ser dado pelo próprio beneficiário, não pelos burocratas ou corporações. Ilustrou com a diferença entre o bolsa-família e o fome zero, e falou do sistema de vouchers na educação. Ela convidou os presentes a conhecerem o Estudantes Pela Liberdade-Pará.