(Publicação originalmente realizada no blog da agência de visualização de dados patadata, parceira do IMP) Uma das promessas de campanha do presidente Jair Bolsonaro era a de abrir a caixa-preta do BNDES. Isso ainda não ocorreu. Entretanto, hoje (18/01) o banco liberou uma nova página de transparência, sem acrescentar informações que já não estava pública, apenas reorganizando informações já públicas e criando mecanismos de visualização de dados. O novo site da Transparência do BNDES pode ser acessado aqui. Navegando, é possível notar de imediato que algumas das visualizações não são tão informativas quanto poderiam ser.

Essa é a visualização disponível atualmente no site do BNDES para os financiamentos à exportação brasileira para obras no exterior. Um mapa pouco informativo.

Nessa publicação repensei essa visualização dos Financiamentos à exportação brasileira para obras no exterior, mostrando os mesmos dados de maneira informativa e talvez mais interessantes que os divulgados oficialmente pelo BNDES.
Tamanho do círculo: número de operações no país Intensidade do vermelho: soma dos valores das operações no país Informação de juros das operações: passando mouse / tocando no celular
Compartilhar